Problemáticas
Ansiedade- Perante um acontecimento de extremo
stress,o ser humano responde de forma somática, emocional e psicológica.
Por exemplo, numa situação de perigo iminente ocorrem três tipos de resposta; de medo e/ou ansiedade(como resposta emocional),as mãos começam a suar e ocorre taquicardia(como resposta somática) e a pessoa pode activar diversos mecanismos de defesa, como o evitamento ou a fuga por exemplo (resposta psicológica).
Outros tipos de ansiedade:perturbação stress pós-traumático,perturbação de adaptação, perturbação de ansiedade de separação, perturbação de ansiedade generalizada,perturbação de pânico, agorafobia, fobia especifica e social e perturbação obsessivo-compulsiva.
Perturbação stress pós-traumático- A Perturbação Stress Pós Traumático(PSPT) é um problema de ansiedade que surge, como o próprio nome indica, depois de uma pessoa ter sido exposta a um acontecimento que constituiu um trauma psicológico.Neste tipo de perturbação a ansiedade ansiosa é longa e emocionalmente intensa.Geralmente esta perturbação advém de eventos traumáticos do passado como um acidente,um desastre natural,uma violação,roubo ou guerra.
Perturbação de ansiedade de separação- Este tipo do perturbação é típico ocorrer na criança quando muda de contexto, caracterizando-se por uma ansiedade excessiva perante o afastamento de casa e daqueles a quem a criança está fortemente vinculada. é comum as crianças manifestarem um certo isolamento social, apatia, tristeza ou dificuldade em concentrar-se do estudo e nas próprias brincadeiras.
Perturbação de ansiedade generalizada- Esta é das perturbações ansiosas mais comuns, manifestando-se com uma ansiedade e preocupação intensas, inadequada e persistente, geralmente com o trabalho, situação económica e relações afetivas,por exemplo.
Perturbação de pânico- A perturbação de pânico é um acontecimento extremamente intenso, caraterizando-se pela presença de ataques de pânico recorrentes. Nesta perturbação existe o medo de morrer, de elouquecer e /ou perder o controlo.Ao nível somático a pessoa pode sentir tremores, naúseas, dor no peito, falta de ar,tonturas,suores, palpitações e taquicardia.
Agorafobia- Os medos agorafóbicos envolvem, tipicamente, um conjunto de circunstâncias que incluem estar fora de casa sózinho, estar em sítios com muita gente ou numa fila, passar em pontes, viajar de autocarro, comboio ou carro.
Fobia específica e social- A fobia específica caracteriza-se por um medo irracional específico de andar de avião, de alturas, de animais por exemplo. A fobia social é caracterizada por um medo de falar em público, de estar em reuniões, tornando-se mais incapacitante que a perturbação específica.
Perturbação obsessivo-compulsiva- A perturbação de POC é extremamente limitativa da qualidade de vida,a obsessão são medos recorrentes e não desejáveis, a complusão resulta nos constantes comportamentos com vista a reduzir essa ansiedade(ex: verificar diversas se fecha a água ou se trancou a porta de casa).
Depressão- As pessoas reagem de formas diferentes na depressão. Algumas apresentam dificuldades de sono, perdem peso e sentem-se genericamente agitadas e irritáveis. Outras podem dormir e comer em excesso e sentirem-se sem valor e dominadas por sentimentos de culpabilização. Ainda outras podem estar aparentemente bem, funcionarem bem no trabalho e aparentarem bem-estar em situações sociais, enquanto, lá no fundo, se sentem verdadeiramente deprimidas e sem interesse pela vida. Não existe uma forma única de viver a depressão – no entanto, a maior parte das pessoas fica dominada ou por um humor depressivo ou por uma perda generalizada de interesse nas actividades que anteriormente a interessavam, ou por uma conjugação destes dois aspectos. Além disso, apresentam outros sintomas físicos e mentais que podem incluir fadiga, dificuldades de concentração e memória, sentimentos de impotência e desespero, dores de cabeça, dores no corpo e pensamentos suicidas.
Perturbação Bipolar- Esta perturbação é também conhecida como perturbação maníaco-depressão.Aparece associada ao olhar esgazeado de um pico positivo(espisodio maníaco) capaz da maior generosidade, mas também de imprudência e até violência, assim como ao rápido declínio para o pico negativo, uma depressão tão profunda que por vezes conduz ao suicídio. Neste tipo de perturbação é fundamental a intervenção da medicina psiquiátrica em conjunto com a psicoterapia.
Esquizofrenia- A Esquizofrenia é uma psicose e caracteriza-se, sobretudo, por uma fragmentação da estrutura básica dos processos de pensamento, acompanhada pela dificuldade em estabelecer a distinção entre experiências internas e externas, como é o caso dos sintomas psicóticos de delírio ou alucinação. A ação da psicoterapia nesta psicose, tem de ser co-adjuvada pela psiquiatria e farmacologia.
Perturbação Histriônica da Personalidade (PHP)- São aqueles pessoas que descreveríamos como muito emotivas, muito enérgicas, manipuladoras, teatrais, sedutoras, impulsivas, inconstantes, e exigentes.Representam entre 2 a 3% da população em geral.
No começo do século XX este distúrbio era conhecido por histeria e especialmente identificado entre a população feminina.
Personalidade Borderline- Síndrome de Borderline, ou perturbação de personalidade Limítrofe, é uma grave doença psicológica. Os indivíduos com a síndrome de Borderline vivem no limite entre a normalidade e a psicopatia.As dificuldades para se relacionar, oscilações de humor e impulsividade são algumas características da síndrome de Borderline que o paciente pode apresentar, atingindo também as pessoas que o cercam. Esses sintomas começam a manifestar-se na adolescência e tornam-se mais frequentes no início da vida adulta.
Perturbação Narcisista- Procura sistematicamente que as pessoas o reconheçam, apreciem e valorizem. Ao mesmo tempo, é como se a sua auto-estima fosse muito frágil, o que faz com que tenha medo que os outros o(a) avaliem de forma negativa. E por vezes este medo é tão grande, que mesmo antes que eles o(a) possam rejeitar, torna-se imperativo desvalorizá-los. Há um desejo de ser o centro das atenções, mas as pessoas com quem interage acusam-no constantemente de se gabar e de ser pretensioso(a). Ao ouvir isto pode sentir o despertar de uma grande fúria.Por vezes, os outros podem acusá-lo de ter um comportamento altivo, arrogante e de ser incapaz de amparar as suas vulnerabilidades sem os criticar. As suas relações amorosas também parecem falhar sucessivamente e provavelmente sente que a maior parte das pessoas acabou por se afastar de si.
Psicopatia- São pessoas que costumam ser egocêntricas, desonestas e indignas de confiança. Com freqüência adotam comportamentos irresponsáveis sem razão aparente, exceto pelo fato de se divertirem com o sofrimento alheio. Os psicopatas não sentem culpa. Nos relacionamentos amorosos são insensíveis e detestam compromisso. Sempre têm desculpas para seus descuidos, em geral culpando outras pessoas. Raramente aprendem com seus erros ou conseguem frear impulsos.
Insucesso Escolar- Entre muitos problemas que podem estar na base do insucesso escolar da criança, salientam-se alguns, como o bullyng, as birras, a indisciplina,problemas de sono, entre outros.
Abuso de substâncias- O uso abusivo de substâncias não ocorre apenas com drogas ilegais como o haxixe e a cocaína. Também pode ocorrer com anfetaminas (presente em fórmulas para emagrecer), calmantes e anabolizantes. Em todos os casos, este uso torna-se uma necessidade freqüente do organismo, levando a sérios prejuízos à vida quotidiana da pessoa. O uso de substâncias psicoativas (haxixe, álcool, cocaína) pode simular perturbações mentais como a esquizofrenia, depressão e ansiedade.